7 Dicas Para Encontrar o Melhor Plano de Saúde Para Você

Quer mudar de convênio médico? Ou está decidindo pelo serviços pela primeira vez? Pode parecer uma tarefa simples, no entanto, a pesquisa e consultoria são essenciais para atingir uma cobertura médica de excelência. Por esta razão, preparamos 7 dicas para auxiliar você, a contratar o melhor plano de saúde no Brasil.

Em outras palavras, a cobertura médica deve atender as perspectivas do futuro paciente e estar de prontidão para solucionar emergências e urgências 24 horas, atendendo as duas necessidades e desejos, com um bom custo-benefício.

1 – Como definir o perfil do paciente? 

Em primeiro lugar ao contratar um plano de saúde é fundamental conhecer as comorbidades e os atendimentos recorrentes do futuro paciente. Isto é, definir se você precisa de consultas com nutricionistas, cirurgias reparadoras, assim como atendimento em hospitais de referências.  

Dessa forma, o contratante e a operadora possibilitam encontrar e ajustar um serviço, adequado as características do potencial paciente. Como por exemplo, beneficiários com crianças podem precisar eventualmente de emergências com UTI neonatal, ou atendimento de psicomotricidade.  

A dica é, conversar com os integrantes familiares, ou com o setor responsável da empresa para ajustar os benefícios do plano de saúde em favor das partes envolvidas.

2 – Plano Nacional e Local 

Após, definir o perfil do titular e dependentes é fundamental escolher a abrangência de cobertura do plano de saúde, ou seja, quais os municípios ou território que você deseja atendimento?  

Hoje, no Brasil as operadoras de saúde oferecem três tipos de cobertura Nacional, Regional e Local. De modo geral, as diferenças são a proximidade de atendimento da sua rede credenciada.  

Simplificando, vamos dizer que você está a passeio no Rio de Janeiro e sentiu um mal-estar a primeira ação é se dirigir ao pronto-socorro, no entanto seu convênio médico não atinge a cobertura, fora da cidade de São Paulo.  

Nesse sentindo, as despesas com a saúde durante a viagem são de responsabilidade do contratante. Entretanto, para evitar contratempos e utilizar o plano de saúde em qualquer unidade federativa, a solução é a cobertura Nacional. 

Portanto, se você é habituado a viajar entre diversas cidades e estados, opte pela cobertura Nacional no plano de saúde, é um dos melhores custo-benefício para o contratante.

3 – Cartão gestante  

Você sabia, que a ANS garante a saúde suplementar para gestantes? Ou seja, um programa assistencial que objetiva acompanhar a gestação, a partir do plano de saúde?  

Desse modo, o seu plano de saúde, efetua um cadastro documental com o prontuário, consultas e condições da paciente. Todo o programa visa proporcionar uma experiência de parto de excelência com profissionais capacitados que garantem o bem-estar da mãe e do bebê. 

É fundamental, que o profissional responsável indique o cartão gestante para acompanhamento e confiança, entre o médico e paciente. Desta forma, em situações eventuais como troca de médico ou parto de emergência todos os procedimentos durante o acompanhamento estarão disponíveis com a gestante. 

Destaca-se que toda gestante, beneficiária da cobertura hospitalar com obstetrícia tem o direito a um acompanhante de sua escolha, durante o pré-parto, parto e pós-parto.  

5 – Qual o melhor plano de saúde? 

Definir o melhor plano de saúde é uma tarefa imprevista, seguros são condições pessoais e intransferíveis, desse modo cada convênio pode ser o ideal para determinado grupo de pessoas.  

Em outras palavras, há diversos fatores que predeterminam a avaliação dos serviços, como por exemplo a diversidade de Rede Credenciada, o atendimento em espaços de saúde próprios e até mesmo a disponibilidade da aplicativos com telemedicina. 

Do mesmo modo, outros beneficiários podem exigir excelência em serviços de remoção e transporte, bem como atendimento domiciliar.  

A vista disso, com base em plataformas como o Reclame Aqui, há pacotes de saúde que se destacam no atendimento ao cliente, como a Assim Saúde, avaliada com 8,7/10. Como também, a seguradora SulAmérica e Promed Assistência médica com 8.1/10 e 9.0/10 respectivamente.

5 – Plano de Saúde Internacional 

Como mencionamos acima, manter um plano de saúde com atendimento nacional é um benefício significativo, para beneficiários que viajam e se transportam entre uma cidade e outra. 

Contudo, também precisa observar a inclusão do benefício internacional, isto é, sabemos que é obrigatório em países como Estados Unidos e nações da União Europeia a entrada de brasileiros somente com o seguro de vida.  

Em vista disso, portar a carteirinha de saúde com assistência para viagens internacionais é recomendado para contratantes que visitam outros países recorrentemente. Assim, você fica livre de qualquer despesa médica internacional, ainda mais garante o acompanhamento da sua operadora de saúde.  

6 – Plano de Saúde Empresarial ou Individual? 

A grande dúvida do beneficiário do convênio médico, é abandonar o plano empresarial e incluir o pacote individual com os meus requisitos? Vale a pena? Depende. 

De modo geral, os planos de saúde empresariais são serviços com ótimo custo-benefício para o colaborador, toda a administração e cálculos são de responsabilidade da empresa ou operadora de saúde, sendo assim o funcionário arcando apenas com a coparticipação descontada em folha. 

Ainda mais, em algumas empresas, o plano de saúde é de inteira responsabilidade financeira da instituição. Porém, por atingir um grande potencial de pessoas alguns benefícios podem ser padrões, ausentando o atendimento e coleta a domicílio. 

Assim como, resgate e transporte, desta maneira é recomendado o plano de saúde individual em situações que sucede privilégios não condicionados pela empresa.  

7 – Rede Credenciada 

Pode parecer consequência, mas diversos contratantes são condicionados a emergência, logo após a assinatura do contrato, uma enxaqueca, problemas gastrointestinais e mal-estar são condições comuns após a ansiedade de solucionar burocracias. 

Desta forma, o primeiro pensamento é encontrar o pronto-socorro de proximidade com a residência, entretanto e quando o seu município ou bairro não oferece atendimento com o seu plano de saúde?  

Nesta situação, a melhor forma de conseguir atendimento é se deslocando até a emergência mais próxima, sendo assim como evitar o contratempo? 

Em resumo, antes de assinar o contrato do plano de saúde, verifique a proximidade da emergência com a sua residência, talvez o convênio mais simples pode ocasionar onerosidade com os custos de transporte e tempo. 

Logo, opte por um plano de saúde que forneça ampla Rede Credenciada na sua região. 

Convém você saber!

Reembolso: quando tenho direito? 

Conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar:  

O reembolso para qualquer serviço, inclusive de urgência e emergência, será correspondente ao valor previsto no seu contrato e deverá ser pago no prazo máximo de 30 dias após a entrega da documentação que comprova a despesa. Caso não haja previsão contratual de reembolso, deverá ser restituído o valor integral desembolsado pelo beneficiário.

 

Isto é, cada plano de saúde, oferece uma tabela dos valores do reembolso, podendo variar hipoteticamente entre 5% há 90%, entretanto após a solicitação da restituição o contratado obtém 30 dias para a devolução do valor, pactuado.

 

Reajuste e variação dos preços

quando o meu plano de saúde pode aumentar
Quando o meu plano de saúde pode aumentar?

Em resumo, o reajuste e a variação de valores é um fator predeterminado entre o contratante e contratado, deste modo, as diretrizes da ANS estabeleceram o reajuste máximo de 8,14% entre o período de maio de 2020 a abril de 2021, para convênios individuais e coletivos. 

Além do mais, é de obrigatoriedade de a empresa contratada informar aos beneficiários os valores do reajuste e quando solicitado o cálculo e métodos utilizados para alcançarem o novo custo do plano de saúde. 

Por esta razão, fique atento as condições e as formas de comunicação do seu serviço.

Aposentados e demitidos 

Você sabia que após a demissão sem justa causa e a inclusão, bem como quitação de débitos do plano de saúde empresarial, o empregado pode permanecer utilizando o benefício até novo vínculo empregatício? 

Ou seja, as diretrizes da ANS permitem que o ex-funcionário ou aposentado permaneça no quadro de utilização do plano de saúde, desde que o convênio se encontra ativo para toda a empresa.  

Para assegurar, o benefício é fundamental que o beneficiário contate o setor responsável e manifeste a intenção de continuar utilizando o pacotes de saúde. 

Orientações durante o atendimento 

Para usufruir de um atendimento humanizado e dedicado ao bem-estar do paciente, é importante estar atento a algumas regras e condições de bons modos no consultório. 

Isto é, antes da consulta anote ou forneça documentos que informem os sintomas e condições que o encaminharam ao possível diagnostico. Em situações como, desmaios e convulsões é essencial ser acompanhando por um familiar ou amigo que presenciou o ocorrido. 

Durante a consulta, fique atento se o consultório atendes as questões sanitárias, como epi descartáveis e banheiro para troca de roupa e preparo para exames invasivos.  

Vale destacar que mulheres possuem o direito ao acompanhamento de uma enfermeira ou técnica para exames como transvaginal.  

Ainda mais, mantenha a transparência com o médico atendente e esclareça todos os sintomas que o encaminharam a ajuda profissional. Após a consulta, não esqueça de validar os exames e a receita médica, bem como agendar o retorno. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, complementa:  

Cinco perguntas que o paciente deve fazer ao seu médico e a outros profissionais de saúde antes de se submeter a um exame, tratamento ou procedimento: 

  • Esse exame/procedimento é realmente necessário?;
  • Quais são os benefícios, as contraindicações e os efeitos colaterais desse exame/procedimento?;
  • Existem opções mais simples e seguras?;
  • O que acontece se eu não investigar ou se eu não tratar meu problema?; 
  • Quais são os custos envolvidos?.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte

Endereço Av.Brasil, 09, São José, Macepá-AP

Atendimento

Tire suas dúvidas com nosso atendimento

Fale pelo WhatsApp

SAÚDE É UM PLANO - CNPJ: 00.000.000/0000-00