Benefícios do Abacate: Você Sabe Como Essa Fruta Faz Bem?

Para quem é adepto da saúde via alimentação, já deve conhecer os benefícios do abacate. Mas, para quem ainda não sabe como ele faz bem, precisa mudar os conceitos agora mesmo! 

Essa fruta, tão conhecida na mesa dos brasileiros, traz vantagens que vão desde baixar a pressão arterial, até contribuir para a perda de peso. E inseri-la no seu cardápio é tão fácil, que tem receita até de brigadeiro feita com abacate! 

Venha saber tudo sobre esse poderoso aliado da nossa saúde. 

Por que o abacate faz tão bem?

O abacate é uma das frutas que mais contém componentes que fazem bem a nossa saúde. Além do sabor inconfundível e que é delicioso tanto para comer como doce ou salgado, ele ainda é repleto de vitaminas e minerais. 

As vitaminas C, E e K têm de sobra nessa fruta e elas são essenciais para garantir a melhora na imunidade, a fixação de cálcio no organismo, a redução das placas de gordura nas artérias e, até mesmo, ajudar na prevenção do Alzheimer. 

O abacate também é repleto de potássio, que equilibra o pH do sangue e contribui para melhorar a saúde muscular, e também de magnésio, que controla o ritmo cardíaco e dá mais força para os ossos. 

Quer mais? Tudo bem! A fruta também é campeã no índice de gorduras boas, como o ômega 3, que além de ser um poderoso aliado no combate ao colesterol, também age como antioxidante e reduz a incidência do aparecimento de câncer.

Até o caroço do abacate é bom para a saúde!

E isso não é força de expressão! O caroço do abacate tem um enorme poder nutracêutico. Isso significa que a sua composição é rica, principalmente em fibras. Apenas uma semente e você já terá ingerido toda a indicação de fibras ideal para o seu organismo. 

Além disso, ele é um poderoso antimicrobiano, antifúngico e antibiótico natural, ajudando na prevenção da cândida e diversas outras doenças formadas por fungos. 

Para utilizá-lo, lave bem e guarde em um recipiente fechado, no freezer. Depois, é só ralar um pedacinho e colocar em misturas como cereais e vitaminas. Se preferir, você pode ralar o caroço e colocar em uma infusão de água, para preparar um chá ou banho.

Informação nutricional do abacate

É justamente a sua composição nutricional robusta que faz com que haja tantos benefícios do abacate.  

A cada 100 gramas de polpa, você tem: 

  • 160 calorias de energia; 
  • 1,2 gramas de proteína; 
  • 6 gramas de carboidrato; 
  • 7 gramas de fibras;
  • Além de ainda contar com vitamina C, A, E, ácido fólico, potássio, fósforo, cálcio e magnésio.

7 benefícios do abacate

Vantagens do abacate

Conheça as vantagens do abacate

Que faz bem para a saúde, você já entendeu. Mas, agora vamos elencar os principais benefícios do abacate, em 7 vantagens que o seu consumo frequente traz ao nosso organismo.

Diminui a pressão arterial 

A presença do potássio no abacate faz com que haja um melhor controle da pressão arterial. Esse componente melhora o tônus muscular e isso ajuda a tornar os músculos cardíacos mais fortes, permitindo que a circulação sanguínea melhore como um todo. 

Além disso, o potássio também é eficiente na redução do sódio no organismo, que é um dos principais estimuladores da hipertensão.

Abaixa o colesterol

As gorduras insaturadas presentes no abacate são poderosas em combater o colesterol ruim. Isso porque elas diminuem a absorção da gordura pelo fígado e intestino. Ao mesmo tempo, um benefício do abacate está em estimular maior produção do HDL, o chamado colesterol bom. 

Ele também reduz os níveis de triglicerídeos. Consequentemente, promove um menor risco de aterosclerose, que são as placas de gordura que se fixam nas artérias, diminuindo a incidência de doenças coronárias.

Reduz os índices de cortisol

Talvez você não tenha ouvido falar em cortisol, mas pode ter familiaridade com o termo “hormônio do estresse”. E, acredite, o abacate é ótimo para reduzir os índices de cortisol no organismo. Isso porque a fruta é rica em glutationa, uma substância que combate naturalmente esse hormônio. 

Também, ela possui uma alta concentração de vitamina B3, que ajuda a relaxar o nosso corpo. E a presença do potássio, juntamente com o lítio, contribuem para um sono mais tranquilo.

Faz bem para o coração

Como um dos principais benefícios do abacate é reduzir a pressão arterial, associado à diminuição do colesterol, podemos afirmar que a fruta faz muito bem para o coração. 

A presença dos fitoesterois no abacate ajuda a prevenir lesões nas artérias, reduzindo significativamente o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Ajuda no bom funcionamento do intestino

Muito rico em fibras, o abacate é um poderoso aliado nas suas idas ao banheiro. O consumo regular da fruta torna a frequência do intestino muito maior. 

Além disso, a gordura monoinsaturada presente em sua polpa ajuda na lubrificação das fezes. Ou seja, é benefício duplo: diminui a prisão de ventre e ainda facilita na evacuação.

Faz bem para os olhos

O abacate contém antioxidantes da família dos carotenóides, que são essenciais para a manutenção da saúde ocular. Isso significa que a ingestão frequente dessa fruta pode combater a opacidade do cristalino, que acontece quando há presença de catarata nos olhos, e também reduz a degeneração macular, que pode levar à perda da visão.

Contribui para a perda de peso

Esse é um dos benefícios do abacate que as pessoas mais gostam.  

Devido à presença das fibras, ele ajuda a manter a sensação de saciedade por muito mais tempo. Além disso, o abacate também ajuda a reduzir a inflamação das células, diminuindo a retenção de gorduras corporais e evitando a formação das temidas e odiadas celulites. 

Mas, atenção: quando consumido em excesso, essa vantagem se torna um pesadelo. Afinal, o abacate tem bastante caloria e pode causar efeito reverso. Coma com moderação.

Previne a osteoporose

Um último benefício que o consumo do abacate traz e que devemos citar, é a prevenção de doenças dos ossos, como a osteoporose. Os minerais presentes na fruta são eficientes em aumentar a densidade mineral e, associados às vitaminas K e D, que ajudam na regeneração dos ossos, permitem uma melhora geral na saúde óssea.

Benefícios do abacate na gravidez

Um dos componentes naturais do abacate, é o ácido fólico, que costumeiramente é indicado como um suplemento para as mulheres grávidas. Esse ingrediente reduz a incidência de doenças congênitas no bebê, como espinha bífida e degenerações no sistema nervoso central. 

Então, o consumo do abacate na gravidez traz uma reposição extra de ácido fólico na dieta da mãe. Além disso, a presença das fibras ajuda a evitar a constipação, que é uma queixa recorrente das grávidas. 

Por fim, não podemos deixar de citar que o fato de ajudar na sensação de saciedade, torna a fruta uma aliada no controle de peso pré e pós-parto. Vale a pena apostar em uma porção diária, mamães!

Como inserir o abacate no dia a dia

Além de todos benefícios do abacate como um companheiro para a nossa saúde, essa fruta ainda é extremamente versátil na cozinha. Ela fica deliciosa em pratos doces e salgados, o que te permite criar combinações incríveis para não enjoar nem um pouquinho do seu gostinho inconfundível. 

Veja só algumas sugestões de como consumi-la:

Fruta

Comer a fruta pura é sempre uma garantia de absorver todos os seus nutrientes da maneira mais natural possível. Mas, ainda é possível variar com o uso de cereais, granola, aveia e outros acompanhamentos. Apenas fique atento para não tornar o lanchinho saudável calórico demais.

Vitaminas

O famoso frapê de abacate está entre as vitaminas mais queridas dos brasileiros. E tem opções para todos os gostos: puro com leite, com paçoca, com banana, com linhaça… 

É uma ótima sugestão para o café da manhã ou café da tarde. Mas, novamente: atenção para não ganhar quilinhos extras colocando muita coisa em sua vitamina.

Pratos

Se quer uma opção de sabor delicioso, fit e que não tem incidência de açúcar em exagero, que tal um guacamole para o jantar? 

E essa não é a única opção de prato em que o abacate tem destaque. O abacate recheado com atum é maravilhoso! Ah, e você pode inovar no pesto, usando essa fruta como base.

Saladas

Com a chegada do calor, é muito fácil tornar a salada um prato principal. E apostar nas frutas para incrementar o sabor e acrescentar frescor à refeição, é algo certeiro. 

Manga, maçã, uva e abacate ficam deliciosas quando misturadas às folhas. Além disso, você pode variar usando o nosso amado fruto verdinho para fazer um molho diferente, o que acha?

Doces

Apesar de já ser uma fruta e, essencialmente, um docinho natural, você também pode usar o abacate para fazer deliciosas guloseimas. 

Sabia que existem receitas até de brigadeiro feito com abacate?

Vale a pena consumir abacate todos os dias?

Certamente, o abacate é uma fruta que deve estar em nosso cardápio com bastante frequência. Afinal, a quantidade de benefícios que a sua ingestão traz, o torna quase um suplemento vitamínico e mineral vindo diretamente da natureza. 

Por isso, sempre lembre de comprar uma peça em suas idas ao mercado. E, também se lembre de que o caroço é rico demais em benefícios para ser jogado fora. Além disso, não será nem um sacrifício comer um pouquinho de abacate todos dias, porque essa é uma fruta muito saborosa!

Conheça os nossos parceiros e contrate os melhores e mais baratos planos de saúde.

Aqui no Saúde é um Plano você encontra:

Faça já a sua cotação online!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte

Endereço Av.Brasil, 09, São José, Macepá-AP

Atendimento

Tire suas dúvidas com nosso atendimento

Fale pelo WhatsApp

SAÚDE É UM PLANO - CNPJ: 00.000.000/0000-00