Bruxismo: O que é? Sintomas, Tratamentos e Causas

Um dos males mais recorrentes nas pessoas de todo mundo, o bruxismo é um desnível dental de ordem funcional, responsável por fazer o paciente ranger os dentes ou apertá-los. Isso, tem semelhança a uma “mastigação” involuntária, que ocorre principalmente durante o sono.

Fique ligado a seguir e tire todas as suas dúvida sobre essa doença. Saiba mais sobre:

O que é o bruxismo?

Esse fenômeno é uma desordem nos dentes que provoca um aperto, fazendo a pessoa ranger os dentes de forma automática. Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer idade ou sexo. A ação de “esfregar” ou “apertar” um dente no outro ocorre predominantemente durante a noite de sono.

Esse hábito tem característica de ordem funcional e atinge cerca de 15% da população, tendo algumas variações. Confira a seguir mais detalhes sobre.

Bruxismo cêntrico: apenas apertar os dentes.

Bruxismo excêntrico: ranger dos dentes, provocado pelos movimentos da mandíbula.

Bruxismo Infantil: está relacionado a hábitos alimentares, qualidade de vida e distúrbios neurológicos – como o autismo.

Bruxismo diurno: conhecido também por briquismo, acontece quando a pessoa está acordada e faz movimentos que forçam a mandíbula voluntariamente.

Bruxismo noturno: ocorre durante o sono com ações involuntárias.

Complicações

Essa doença pode trazer diversas complicações futuras, se não for tratada atempo e corretamente. O Saúde é um Plano listou, as principais consequências do bruxismo, confira abaixo.

  • Excessiva sensibilidade dental;
  • Desgaste prematuro dos dentes;
  • Inflamação de músculos;
  • Hipertrofia;
  • Insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Dores de ouvido;
  • Comprometimento das articulações da mandíbula.

Se por acaso, o paciente não cuidar a tempo ou não seguir o tratamento a risca, o bruxismo em níveis mais graves pode culminar nessas enfermidades citadas acima.

Bruxismo tem cura?

Sim, a doença pode ser controlado conforme o tratamento. É fundamental um diagnóstico antecipado para evitar possíveis complicações.

Principais sintomas

Se você estiver tendo algum dos sintomas que vamos descrever a seguir, tome cuidado! Possa ser bruxismo, procure um dentista imediatamente.

Veja os principais sintomas:

  • Dor de ouvido frequente;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dor ao nível da articulação temporomandibular;
  • Dores na mandíbula;
  • Dores de cabeça, testa ou nuca;
  • Vômitos, tonturas ou enjoos.

Prevenção

Não há uma receita pronta para se evitar. Ainda mais quando essa doença for manifestado durante a noite de sono, pois como ocorre de forma involuntária isso é difícil de controlar. Por isso, há quaisquer sinais da enfermidade, procure um dentista com urgência.

Tratamentos

Placa de bruxismo
Placa de bruxismo

A placa de bruxismo é um dos métodos mais utilizados pelos profissionais de odontologia, tendo a função de limitar os movimentos da mandíbula, principalmente nos músculos da mastigação, que causam o desgaste dos dentes.

Confira outros tratamentos utilizados:

TRATAMENTOFUNCIONALIDADE
Placa (férula, goteira, placa interoclusal ou placa miorrelaxante)protetor dental personalizado exclusivamente para cada paciente, com o intuito de limitar os movimentos dos músculos responsáveis pela mastigação
Aparelho para bruxismo (aparelho NTI)aplica-se na parte frontal superior ou inferior da arcada dentária, evitando que os dente se encostem e provoquem um desgaste

Tratamentos para o bruxismo

Planos Odontológicos

Conheça os nossos parceiros e contrate os melhores e mais baratos planos odontológicos do Brasil

Aqui no Saúde é um Plano você também encontra:

Faça já a sua cotação online!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte

Endereço Av.Brasil, 09, São José, Macepá-AP

Atendimento

Tire suas dúvidas com nosso atendimento

Fale pelo WhatsApp

SAÚDE É UM PLANO - CNPJ: 00.000.000/0000-00