Como Aproveitar as Promoções de Planos de Saúde e Economizar

Muitas pessoas buscam as promoções de planos de saúde para poder adquirir um bom serviço, mas será que vale a pena escolher um plano promocional? Bom, vamos ver em detalhes como você pode aproveitar estas ofertas ao seu favor. 

Tipos de plano de saúde  

Para escolher o seu plano de saúde, é importante considerar quais as opções existentes no mercado, tal como os seus benefícios e utilidades.  

Atualmente, existem os seguintes tipos de serviços de saúde: 

O plano individual é aquele que contempla apenas uma pessoa, sem dependentes. Este tipo de plano geralmente possui um valor maior do que os outros.  

Entretanto, o que influencia no preço deste tipo de serviço é o ajuste dentre as faixas etárias, a qual o preço varia de acordo com o avançar das faixas etárias.  

Já o plano familiar cobre o titular e seus dependentes, sob o disposto no contrato de prestação de serviços, e conforme cada operadora de plano de saúde.  

Sendo assim, a quantidade de dependentes tal como a abrangência influencia no preço do pacote. No caso do plano de saúde empresarial ou coletivo, os valores são definidos pela própria operadora. 

Como economizar ao escolher o seu plano de saúde 

Para economizar em seu plano de saúde, é fundamental avaliar todos os aspectos possíveis, os quais falaremos a seguir.  

Verifique o quanto é possível investir em seu plano de saúde  

Para economizar com o seu convênio médico ao longo do ano é importante se planejar financeiramente. Sendo assim, é de suma importância verificar o quanto você pode investir e quais as possibilidades dentro desse valor disponível.  

Normalmente, as promoções de planos de saúde oferecem opções básicas, com abrangência local e com longos períodos de carência. Nesse sentido, é importante considerar todos os detalhes para não escolher uma alternativa barata que traga mais despesas do que o esperado.  

Pesquise sobre as opções disponíveis no mercado  

Outra opção de que pode te auxiliar a economizar ao longo do ano com as promoções de planos de saúde, é verificando os serviços disponíveis no mercado.  

Assim, ao ver uma promoção de convênio médico, é importante considerar qual o plano que está sendo ofertado, quais os valores futuros, abrangência e serviços cobertos. 

Todos esses detalhes fazem toda a diferença na questão do custo-benefício e na satisfação no momento da aquisição, para não gerar mais despesas.  

Muitas vezes, os clientes adquirem os planos devido ao preço promocional, sem se atentar aos detalhes e no momento de usar, não possuem cobertura ou ainda estão sob o período de carência.  

Conheça as suas necessidades 

promoções de planos de saúde
Veja se o se o plano promocional cobrirá aquilo que você busca

 

Outro aspecto que pode te auxiliar a economizar no momento de adquirir um plano de saúde, é saber quais as suas expectativas e necessidades, para assim escolher o pacote de forma mais assertiva.  

Sendo assim, você deve considerar os seguintes quesitos: 

  • você é sozinho ou possui dependentes?; 
  • necessita de tratamento em outro estado?;
  • está em busca de uma especialidade difícil de ser encontrada?;
  • viaja muito a trabalho ou com a família?;  
  • possui CNPJ?.

Todos esses fatores irão te direcionar para a melhor escolha frente às promoções de planos de saúde.  

Portanto, não se deixe levar apenas pelo baixo custo, verifique se este plano irá atender as suas necessidades, para não demandar acréscimos no serviço e vocÊ não se decepcionar.  

Leve em consideração a cobertura e abrangência do plano  

Este é um dos aspectos que mais influenciam no momento de escolher o plano de saúde, tanto na satisfação quanto no preço.  

Portanto, antes de recorrer às promoções de planos de saúde, você deve analisar se viaja com frequências, quais os principais destinos, se são nacionais ou internacionais.  

Estes detalhes são importantes para escolher o plano correto, pois se você viaja muito, a melhor opção é escolher um com abrangência nacional ou internacional, caso necessário. Contudo, se não viaja e não possui a necessidade de buscar algumas especialidades, pode optar por um serviço com abrangência regional.  

Além da cobertura, é fundamental considerar os recursos do plano, que consiste nos serviços a serem incluídos em seu plano de saúde.  

Assim, ao analisar as opções disponíveis nas promoções de planos de saúde. Por exemplo, caso você não deseje ter filhos, não há motivos para o seu plano ter cobertura obstetrícia. Outro exemplo, é precisar utilizar alguns procedimentos mais específicos, como ultrassom e diagnósticos de imagem, e o plano não oferecer esta cobertura.  

Pesquise sobre os períodos de carência 

Primeiramente, você deve conhecer muito bem sobre os períodos de carência, que é o espaço de tempo entre a contratação do seu plano de saúde e a possibilidade do uso do serviço em si.  

Por exemplo, alguns pacotes de saúde contam com carência para procedimentos de diagnóstico de imagem, algumas especialidades médicas e situações específicas, como o caso de cirurgias.  

Portanto, antes de recorrer as promoções de planos de saúde somente pelo preço, observe o período de carência e os serviços incluídos em seu plano.  

Analise qual tipo de quarto é melhor para você  

Outro fator que faz toda a diferença no valor do seu plano de saúde e impacta na economicidade ao longo do ano é o tipo de acomodação prevista no plano escolhido.  

De modo geral, existem dois tipos de acomodação no momento da internação, que são os quartos e as enfermarias. O quarto é uma acomodação mais privativa e individual, que permite maior conforto ao contratante do plano de saúde e ainda pode incluir acompanhantes ou não.  

Entretanto, a enfermaria é uma acomodação coletiva, que comporta até 03 (três) pessoas do mesmo sexo, e não permite acompanhantes.  

Estes detalhes podem parecer irrelevantes, mas podem influenciar diretamente no valor do seu plano de saúde, principalmente se a sua cobertura tem como acomodação o quarto.  

Principais tipos de acomodação: 

  • enfermaria; 
  • quarto individual; 
  • quarto coletivo. 

Tipo de plano: mensalidade fixa ou coparticipação  

Este requisito também faz toda a diferença no valor do seu plano de saúde. No caso dos serviços de mensalidade fixa, o contratante paga um custo único mensalmente, e pode fazer uso do pacote de maneira ilimitada.  

Nesse sentido, este tipo de plano não possui valores adicionais, como no caso da coparticipação, onde é paga a mensalidade e um valor de 40% (quarenta por cento) de cada procedimento realizado.  

Este aspecto está diretamente relacionado com a sua necessidade, pois se você utiliza o plano de saúde com certa regularidade, a melhor opção seria um convênio médico com mensalidade fixa.  

No caso dos planos com coparticipação, são indicados para clientes que não fazem tanto o uso do serviço de saúde, que escolhem o pacote apenas por uma segurança e qualidade de vida.  

É fundamental avaliar a frequência do uso do plano de saúde, para que o seu custo não saia mais caro que a própria mensalidade, gerando um valor absurdo ao longo do ano.  

Para contratar um plano de saúde precisa ter nome limpo? 

Não. Ao entrar em contato com a administradora do plano de saúde, fatores como restrições no nome em empresas de proteção de crédito, não são consultadas.  

Desta forma, ao obter advertências em relação ao débito, a prestadora de saúde pode rescindir o contrato, de acordo com a Lei 9.656/98. No entanto, destacamos que a anulação contratual deve ocorrer após 90 dias de inadimplência. 

Nesse sentido, para evitar contratempos e a anulação do seu contrato de pacote de saúde, entre em contato com a sua operadora e esclareça às dúvidas sobre renegociação. 

Esteja atento aos detalhes de cada plano  

No momento de escolher a melhor opção dentre as promoções de planos de saúde, é importante considerar todos os detalhes dispostos no contrato.  

Portanto, esteja atento aos seguintes aspectos: 

  • tipo de acomodação disposto no contrato, se é quarto ou enfermaria;  
  • frequência com que você precisa recorrer ao plano de saúde;  
  • modalidade que melhor se adequa a sua realidade, independentemente do valor, seja ele promocional ou não;  
  • cobertura e abrangência territorial oferecida no plano promocional;  
  • serviços oferecidos, como por exemplo, plano ambulatorial ou hospitalar;  
  • valor de cada mensalidade após o valor de expiração das promoções de planos de saúde; 
  • tempo de fidelização e carência do plano.  

Pode parecer exagero elencar todos estes aspectos antes de escolher o seu plano de saúde, mas cada um deles pode influenciar diretamente no valor final do seu serviço 

O que irá determinar a economia desse pacote é a sua necessidade e usabilidade em relação ao plano de saúde.  

Conclusão!

Como a maioria dos contratos de prestação de serviços, nem sempre o melhor preço é sinônimo de economia, e com as promoções de plano de saúde é da mesma forma.  

Por muitas vezes, um pacote mais barato pode lhe custar um pouco mais caro do que um plano convencional. Por isso, é importante considerar cada um dos aspectos e necessidades para não ter problemas futuros.  

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte

Endereço Av.Brasil, 09, São José, Macepá-AP

Atendimento

Tire suas dúvidas com nosso atendimento

Fale pelo WhatsApp

SAÚDE É UM PLANO - CNPJ: 00.000.000/0000-00