Conheça os Benefícios do Ovo Para sua Saúde

Optar por alimentos mais baratos e nutritivos fazem total diferença na nossa alimentação diária. Ainda mais se a rotina for intensa e cansativa, as comidas rápidas e prática são sempre bem-vindas. Por isso, o Saúde é um Plano traz todos os benefícios do ovo (galinha e codorna) na sua dieta, hidratação capilar e muito mais.

Se você prefere alternativas mais saúdaveis e nutritivas, o ovo é uma boa pedida, ainda mais pelo seu preço acessível. Descubra a seguir todas as vantagens desse alimento para a sua saúde.

Você vai conhecer mais sobre:

Benefícios do ovo

O ovo de galinha é um importante alimento nutritivo que contribui para aumentar os níveis de proteína no nosso organismo. Ele possui aminoácidos, vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio. Esses itens são fundamentais para o nosso sistema.

Porém, assim como todo alimento, o uso em excesso do ovo em sua dieta pode representar um risco, visto que ele possui níveis considerados de gordura. Por isso, procure um nutricionista para que o profissional indique a quantidade adequada de ovos que você possa consumir no dia a dia.

A clara do ovo de galinha possui alto valor proteico de valor biológico, responsável pela saciedade. O ferro por sua vez, previne a anemia e, a vitamina A contribui para a saúde das córneas e na prevenção da degeneração macular.

Ovo branco ou marrom?

Na hora de ir ao supermercado o que é importante considerar? Optar por um ovo branco ou marrom? Bem, basicamente não há diferença nutricional entre eles. Cientificamente, as galinhas de tonalidades mais escuras colocam ovos de cor avermelhadas ou marrons, já as galinhas de plumagem clara costumam botar ovos brancos.

Contudo, isso não irá interferir nos benefícios do alimento para o seu bem estar. Mas, é importante você ficar atento aos detalhes do alimento para verificar se o mesmo está em condições de consumo.

Confira 5 maneiras de saber se um ovo está bom ou ruim para o consumo:
  1. Faça o teste do cheiro;
  2. Verifique a data de validade na embalagem;
  3. Olhe o ovo e veja se há rachaduras;
  4. Coloque luz sobre os seus ovos e veja se há alguma anormalidade;
  5. Despeje o ovo em um recipiente com água. Se o ovo afundar, significa que ele está fresco. No entanto, se ele ficar inclinando para cima ou flutuando, já está velho.

Benefícios do ovo cozido

Sendo um alimento rico em nutrientes, barato e fácil de fazer, o ovo é uma figurinha carimbada nos lares brasileiros, seja ele mexido, poché, frito, omelete ou em outros formatos. Mas afinal, qual são os benefícios do ovo cozido para a nossa saúde?

O ovo cozido é capaz de prevenir diversas doenças, incluindo anemia, doenças do coração, perda de visão. Esse alimento ainda é fundamental para fortalecer o sistema nervoso, prevenir à catarata, fortalecer os ossos, ajudar no emagrecimento e no fortalecimento dos anticorpos.

Veja mais benefícios do ovo cozido:

  • Auxilia no ganho de massa muscular;
  • Benefícios para a memória;
  • Energia ao corpo;
  • Média de 75 calorias, enquanto o frito pode ter até 40% a mais. 

Além de todas essas vantagens, o ovo cozido também representa uma opção mais saudável, pois não é utilizado óleo em seu cozimento, sendo menos calórico do que o ovo frito. Para quem está passando por uma reeducação alimentar, essa alternativa é ótima.

Informações nutricionais do ovo cozido a cada 100g

  • Calorias: 146 kcal 
  • Proteínas: 13,3 g  
  • Gorduras: 9,5 g
  • Carboidrato: 0,6 g 
  • Colesterol: 397 mg 
  • Cálcio: 49 mg
  • Fósforo: 184 mg 
  • Vitamina A: 32 mcg.

Ovo cru pode fazer mal à saúde?

Ovo cru pode fazer mal à saúde

Comer ovo cru representa perigo de se contrair doenças por vírus e bactérias

Especialistas e médicos de todo o mundo não recomenda o consumo de ovos cru, pois há o perigo de se contrair doenças por vírus e bactérias, em especial a salmonelose, causada pela bactéria da salmonela, que abriga dentro do alimento. É recomendado fritar ou cozinhar o ovo, pois assim o calor eliminará todas as bactérias.

Comer ovo diariamente faz mal à saúde?

Nada que é ingerido em excesso é recomendável, porém é um mito dizer que o ovo é rico em colesterol, o alimento possui sim uma camada de gordura considerável, porém consumida de maneira adequada não representa riscos.

Benefícios do ovo de codorna

Uma iguaria consumida por muitas pessoas, o ovo de codorna, assim como o de galinha, também traz vantagens para o organismo humano. Eles são mais calóricos, contudo trazem mais nutrientes, como: cálcio, fósforo, zinco e ferro.

Além disso, o ovo de codorna pode contribuir para o combate a anemia, aumentar a massa muscular, formação de glóbulos vermelhos saudáveis, promove o crescimento em crianças, melhora a memória e a aprendizagem, fortalece os ossos e os dentes e muito mais.

Confira o comparativo nutricional entre o ovo de galinha e codorna

Composição nutricionalOvo de codorna 5 unidades (50 gramas)Ovo de galinha 1 unidade (50 gramas)
Energia88,5 kcal71,5 kcal
Proteínas6,85 g6,50 g
Lípidos6,35 g4,45 g
Carboidratos0,4 g0,8 g
Colesterol284 mg178 mg
Cálcio39,5 mg21 mg
Magnésio 5,5 mg6,5 mg
Fósforo139,5 mg82 mg
Ferro1,65 mg0,8 mg
Sódio64,5 mg84 mg
Potássio39,5 mg75 mg
Zinco1,05 mg0,55 mg
Vitamina B120,8 mcg0,5 mcg
Vitamina A152,5 mcg95 mcg
Vitamina D0,69 mcg0,85 mcg
Ácido fólico33 mcg23,5 mcg
Colina131,5 mg125,5 mg
Selênio16 mcg15,85 mcg

Comparativo nutricional entre o ovo de galinha e codorna

Benefícios do ovo no cabelo

Assim como para a nossa alimentação, alguns especialistas consideram que os nutrientes do ovo são benefícios para a saúde do cabelo. O alimento promove o fortalecimento da raiz, deixa os fios mais sedosos e brilhos, além de repor algumas proteínas que são perdidas ao longo dos anos.

Veja mais vantagens:

  • Pode crescer o cabelo mais rapidamente;
  • Diminui a perda de cabelo;
  • Repara cabelos danificados;
  • Aumenta a elasticidade do cabelo;
  • Pode melhorar os danos estruturais.

Seja em sua dieta os nas madeixas, o ovo pode trazer muitos benéficos para a sua saúde e bem estar.

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