Doenças que se Manifestam Pela Boca: Conheça Sintomas e Tratamentos!

Uma maneira de realizar diagnósticos é identificar doenças que se manifestam pela boca. A partir de características específicas, associadas à sintomas que podem surgir de outras partes do corpo, os especialistas conseguem visualizar problemas de saúde analisando, especialmente, gengiva, língua e dentes. 

Essas doenças podem ir muito além daquelas que são tratadas nos consultórios odontológicos. Em alguns casos, a manifestação pode indicar uma grave condição, que necessita de acompanhamento médico imediato. 

Partindo desse pressuposto, é interessante que você saiba reconhecer algumas dessas características para ficar alerta. Caso elas surjam em você ou em algum conhecido, já poderá indicar a procura por um especialista. 

Vamos saber mais sobre isso?

Por que algumas doenças se manifestam pela boca?

Em nosso organismo, a boca é uma espécie de vitrine, sendo possível perceber, por ela, quando há algum tipo de alteração na normalidade. Isso acontece porque, de uma maneira muito simples, ela é uma porta de entrada e saída de gases e fluídos. 

Algumas doenças acabam gerando características e sintomas que são perceptíveis por alterações na cor da boca, língua e gengivas, além do surgimento de lesões e manchas. Isso não significa que elas sejam relacionadas à problemas de saúde bucal, mas encontram, naquele ambiente, uma maneira de se manifestar.

Como identificar que é uma doença?

Mesmo que algumas alterações sejam comuns de surgirem em nossa boca, é possível perceber quando elas não estão dentro da normalidade. 

Por exemplo, é comum ter algum inchaço nos lábios quando, involuntariamente, mordemos a bochecha. Mas, se esse inchaço surgir sem nenhum tipo de interferência direta ou que você não consiga identificar, ele pode, na verdade, ser um sintoma de alguma doença que está utilizando a boca para se manifestar. 

Então, é necessário que você esteja sempre atento a esses detalhes que podem surgir. Se eles não apresentarem nenhuma explicação simples ou plausível, pode ser interessante procurar ajuda profissional. 

Aliás, o dentista é um aliado nesse momento. Ao avaliar a saúde de sua boca, ele também poderá identificar problemas do organismo e indicar a ida até um médico especialista.

Características de doenças que se manifestam pela boca

As características mais comuns de doenças que se manifestam pela boca são: 

  • Perda ou alteração de cor na mucosa; 
  • Inchaço de gengiva e/ou lábios; 
  • Sangramento;
  • Feridas na cavidade oral; 
  • Manchas nos lábios, língua ou mucosa; 
  • Mau-cheiro; 
  • Desgaste dos dentes; 
  • Vermelhidão;
  • Ressecamento intenso; 
  • Dificuldade em falar; 
  • Dificuldade em deglutir; 
  • Falta de apetite; 
  • Atrofia;
  • Perda de dentes.

Vale acrescentar que esses podem ser indicativos de doenças graves. Para tanto, é essencial procurar um especialista, que irá investigar outros sintomas que podem estar relacionados. 

7 doenças que se manifestam pela boca

Para te ajudar a se manter atento aos sintomas e identificar alguma anormalidade que te leve ao médico a tempo de realizar um tratamento mais eficiente, nós listamos 7 doenças que se manifestam pela boca, cujas características são bem evidentes. 

Também, iremos explicar um pouco sobre elas, como elas se apresentam em nossas cavidades orais e como são realizados os tratamentos. Acompanhe!

1 – Anemia 

A anemia é uma deficiência sanguínea, que surge quando os níveis de hemoglobina caem drasticamente. Entre os seus principais sintomas estão a palidez, apatia, cansaço, dores nos membros, falta de ar e tonturas. 

Como ela se manifesta pela boca? 

Uma pessoa anêmica fica muito pálida. Isso também se manifesta nas mucosas, como a parte interna dos lábios e gengiva, que deixam de ser avermelhadas e ficam mais esbranquiçadas. 

Como é realizado o tratamento? 

A anemia é tratada fazendo a reposição de ferro e outras vitaminas, seja vira oral ou injetável. Além disso, também é necessário seguir uma dieta rica e balanceada, para garantir mais bem-estar físico. 

Quando está controlada, as manifestações da mucosa somem, a palidez dá espaço para a vermelhidão comum e as papilas voltam ao normal.

2 – Doenças autoimunes 

Chamamos de doença autoimunes todo o tipo de enfermidade em que o próprio organismo, por meio do sistema imunológico, passa a atacar as células saudáveis, desencadeando alterações físicas perceptíveis, como dores, perda ou ganho de peso, manchas, entre outros sintomas. 

Como ela se manifesta pela boca? 

É possível identificar o surgimento de uma doença autoimune pela boca, pois é comum que elas gerem bolhas e feridas que sangram nas mucosas. 

Como é realizado o tratamento? 

A grande maioria das doenças autoimunes não tem cura, sendo necessário trata-las de maneira crônica. Dessa forma, o médico indica uma combinação de medicamentos, que irá reduzir os efeitos da doença e aliviar a sensação ruim que causam. 

3 – Diabetes 

O Diabetes é uma doença que se manifesta pela boca
O Diabetes é uma doença que se manifesta pela boca

A diabetes é a doença causada pela elevação e manutenção de altas taxas de glicose no sangue, quando o corpo não consegue realizar a metabolização corretamente, devido à pouca produção e/ou absorção do hormônio insulina, responsável pela regularização desses níveis. 

Seus sintomas são frequentemente representados como fome e sede excessivas e vontade de urinar. Mas, o risco da diabetes é o seu descontrole, que pode desencadear mal-súbito, desmaio, falência renal e, até mesmo, coma.

Como ela se manifesta pela boca? 

A diabetes não controlada gera uma enorme dificuldade de cicatrização de tecidos. Logo, qualquer machucado dentro da boca, ocasionado por uma pequena lesão, pode se estender para algo ainda maior. Por isso, é possível perceber essa alteração na glicose quando os seus pequenos machucados não cicatrizam. 

Como é realizado o tratamento? 

O controle da diabetes é realizado com medicações orais e injetáveis. Quando ela está em níveis aceitáveis, o processo de cicatrização se torna mais eficiente e os sintomas na boca tendem a sumir. 

4 – Sarampo 

O sarampo é uma doença viral, muito comum na infância. Entre os seus principais sintomas, podemos destacar as erupções na pele, que coçam e descascam, febre e inflamação nas mucosas.

Como ela se manifesta pela boca? 

Uma pessoa com sarampo apresenta manchas vermelhas espalhadas por todo o corpo, incluindo a parte interna da boca, que causam mau hálito, disfagia e cálculos nas glândulas salivares. 

Como é realizado o tratamento? 

O sarampo é prevenido via vacinação. Mas, quando ele acomete um paciente, não há um tratamento que interrompa o ciclo do vírus. Para tanto, são utilizados apenas medicamentos que reduzem os sintomas, até que o próprio organismo o combata. Quando isso acontece, a febre diminui e as manchas desaparecem, incluindo as da boca. 

5 – Refluxo 

O refluxo é o retorno dos conteúdos gasosos e líquidos do estômago para o esôfago, que, devido a sua acidez, podem causar inflamações e dores, tanto no duto esofágico, quando na boca e nos dentes. 

Como ela se manifesta pela boca? 

Uma pessoa com refluxo tem mau hálito constante, aftas e lesões, que são causadas pelo líquido ácido em contato com a mucosa. Além disso, também é comum que os dentes apresentem maior desgaste. 

Como é realizado o tratamento? 

Existem remédios que reduzem a incidência da produção de ácidos pelo estômago, o que diminui o refluxo. Mas, o ideal é realizar um tratamento para o causador dessa situação, que pode ser estresse, má alimentação ou ingestão de medicamentos. 

6 – Sífilis 

A sífilis é uma doença infecciosa, transmitida pelo contato sexual sem proteção, com uma pessoa que esteja acometida da condição. Seus sintomas se iniciam com o surgimento de lesões indolores na pele e mucosas, mas podem evoluir para danos graves no sistema nervoso central.

Como ela se manifesta pela boca? 

Um dos locais onde há maior incidência do surgimento de feridas sintomáticas dessa DST é na boca, especialmente na parte interna das bochechas e gengivas. 

Como é realizado o tratamento? 

O tratamento da sífilis é realizado com penicilina e, quando feito da maneira correta, elimina completamente a doença. Com ela, vão embora os sintomas, incluindo os machucados das mucosas. 

7 – Cirrose hepática 

Chamamos de cirrose a doença ocasionada por lesões frequentes no fígado, que, com a incidência desses ferimentos, vai perdendo a sua funcionalidade até chegar ao ponto de falência. Os danos causados pela cirrose são irreversíveis e, por isso, identifica-la a tempo pode dar ao paciente a chance de evitar a perda do órgão. 

Como ela se manifesta pela boca? 

Uma pessoa com cirrose apresenta uma alteração perceptível na cor das mucosas, que passam de avermelhadas para amareladas ou esverdeadas.  

Como é realizado o tratamento? 

A cirrose é uma doença que, quando está instalada, não tem mais cura, já que há uma falência do fígado. Nesse caso, apenas com a realização de um transplante é possível recuperar essa funcionalidade.  

A relação entre a saúde bucal e as doenças que se manifestam pela boca 

Durante o conteúdo nós ressaltamos a importância do dentista na identificação primária de doenças que se manifestam pela boca. Quando você realiza uma assepsia correta e frequenta regularmente à clínica odontológica, pode dar a ele a oportunidade de verificar precocemente o surgimento de alguma alteração que necessite de intervenção médica. 

Isso demonstra como esse profissional é essencial para a sua saúde como um todo, indo muito além dos dentes. Vá sempre ao dentista!

Vale a pena saber identificar doenças que se manifestam pela boca? 

Certamente, saber identificar doenças que se manifestam pela boca é uma maneira de poder identificar problemas a tempo de serem tratados e curados.  

Mas, vale acrescentar que o diagnóstico e o tratamento só devem ser indicados pelo profissional de saúde. Utilize os sintomas apenas como um alerta, para que você procure ajuda o mais rápido possível. 

Com as nossas dicas, você poderá ficar mais atento à alguma anormalidade e poderá intervir com sucesso!

Conheça os nossos parceiros e contrate os melhores e mais baratos planos de saúde.

Aqui no Saúde é um Plano você encontra:

Faça já a sua cotação online!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte

Endereço Av.Brasil, 09, São José, Macepá-AP

Atendimento

Tire suas dúvidas com nosso atendimento

Fale pelo WhatsApp

SAÚDE É UM PLANO - CNPJ: 00.000.000/0000-00