Plano de Saúde Regional ou Nacional: Qual Escolher?

Escolher um serviço de saúde por conta própria não é uma tarefa tão fácil, pois os detalhes no momento da escolha fazem a diferença, e um deles é a abrangência. Qual a melhor opção: um plano de saúde regional ou nacional?  

Se você está em busca de informações sobre qual o melhor tipo de plano de saúde, este artigo é para você.  

Abrangência territorial dos planos de saúde 

Antes de falarmos sobre os planos de saúde em si, vamos ver um dos detalhes mais importante, que é a abrangência territorial. De modo geral, essa cobertura consiste nas localidades em que a operadora se propõe a disponibilizar o atendimento ao cliente.  

Ou seja, a abrangência pode ser entendida como os locais em que o contratante do plano de saúde pode utilizar os serviços contratados.  

Assim, os convênios médico podem oferecer as seguintes coberturas:  

  • municipal, ou seja, em apenas um município;  
  • em um determinado grupo de municípios;  
  • estadual, ou seja, em um só estado;  
  • em uma determinada seleção de estados;  
  • nacional, ou seja, todos os estados do país.  

Outro detalhe que faz a diferença são os conceitos de área de comercialização e área de atuação da operadora de saúde. Estes requisitos são importantes para saber se vale a pena ou não contratar o pacote de saúde.  

A área de comercialização consiste na localidade onde são comercializados os serviços de saúde, os quais são definidos pela operadora do plano de saúde.  

Já a área de atuação consiste nos municípios e estados por onde se estendem os serviços do plano de saúde que constam no contrato de prestação de serviços de saúde.  

Sendo assim, é fundamental estar atento a esses detalhes no momento da aquisição do seu serviço, para não contratar um plano e se frustrar quando necessitar do recurso. 

Outro detalhe diferencial na escolha do plano de saúde, seja ele regional ou nacional, são os serviços oferecidos dentro de cada plano.  

Assim, é fundamental verificar se o convênio médico conta com a cobertura para o atendimento em hospitais, laboratórios, tal como as especialidades, procedimentos e demais aspectos relacionados à saúde.  

Além disso, é importante considerar se o plano escolhido também disponibiliza cobertura para órteses, próteses e oferece tratamento odontológico e seguro de saúde.  

O que é um plano de saúde regional?  

plano de saúde regional é o tipo de plano de saúde que oferece diversos recursos, desde os ambulatoriais até os serviços hospitalares e de internação, variando de acordo com cada operadora.  

Esta alternativa conta com uma abrangência maior do que o plano tradicional, já que conta com a cobertura em diversas cidades de uma determinada região.  

Sendo assim, a principal característica do plano de saúde regional é a possibilidade de usufruir dos benefícios de saúde em outra localidade, além de onde o serviço foi adquirido.  

Dessa forma, é possível utilizar o pacote de saúde em cidades e localidades vizinhas, desde que estejam dentro da área de cobertura.  

Como funciona um plano de saúde regional?  

Para utilizar o plano de saúde regional, o titular deve comunicar a operadora que está necessitando do serviço, e com isso a prestadora indicará os parceiros nas cidades mais próximas.  

Assim, caso você esteja viajando ou necessite de uma especialidade que não possui em sua cidade, pode utilizar os benefícios do seu plano de saúde regional.  

Portanto, as limitações e distâncias geográficas não são um problema, muito menos tornam o serviço burocrático.  

O importante é estar atento no momento da contratação do seu plano de saúde, verificando qual o nível de abrangências e quais as cidades que estão inclusas em seu plano de saúde.  

Vantagens ao aderir um plano de saúde regional 

A principal vantagem de aderir a um plano de saúde regional é a cobertura acerca da localização geográfica, principalmente pela possibilidade de utilizar o plano em diversas cidades dentro da região predeterminada.  

Contudo, existem outras vantagens que fazem com que esta opção seja extremamente viável e vantajosa para o contratante do plano.  

  •  custo-benefício: de modo geral, este tipo de plano possui um valor menor quando comparado com um plano de abrangência nacional; 
  • o valor é diretamente proporcional à abrangência: quanto menor a sua abrangência, menor os valores pagos na mensalidade. 

Entretanto, existe um questionamento no momento de adquirir este tipo de plano: vale a pena aderir um plano regional mesmo sem viajar muito?  

A resposta é: sim, principalmente pela possibilidade de buscar especialidades em outras cidades caso necessário, unida à questão do custo-benefício que falamos há pouco.  

Outro benefício em ter um plano regional é a questão da qualidade dos serviços quanto às especialidades, pois em alguns lugares dentro da abrangência é possível contar com hospitais e clínicas de excelente qualidade.  

O que é um plano de saúde nacional?  

plano de saúde nacionaé aquele que possui abrangência em todo o território nacional, contando com profissionais, especialidades, clínicas e ambulatórios.  

Entretanto, a gama de serviços varia de acordo com cada operadora, e por isso é muito importante estar atento aos detalhes no momento da contratação do plano de saúde.  

Enquanto o plano de saúde regional permite o uso dos serviços em cidades vizinhas à sua localidade, a opção nacional lhe permite o uso dos serviços em todo o território brasileiro.  

Este tipo de pacote se estende à todas as cidades e estados que estão dentro da rede conveniada, e por isso, oferece maior segurança e comodidade ao contratante.  

Portanto, se você costuma viajar bastante ou precisa utilizar o serviço e especialidades em outros estados para um tratamento específico, este plano é a melhor opção.  

Vantagens ao aderir um plano de saúde nacional 

plano de saúde
Veja se o Plano de saúde nacional é mais vantajoso que o regional

Existem diversos benefícios ao aderir um plano de saúde nacional, quando comparado com o plano de saúde regional.  

A primeira vantagem é a comodidade e tranquilidade, tanto em momentos de viagem quanto na necessidade de recorrer a especialidades, procedimentos e profissionais em localidades exclusivas.  

Sendo assim, o contratante pode ficar tranquilo quanto à cobertura do plano em momentos de urgência e emergência, seja em viagens a lazer ou a negócios, sozinho ou com a família.  

Outra vantagem em contratar um pacote de saúde nacional é a abrangência da rede de atendimento, que é muito maior do que a rede regional.  

Além disso, o principal benefício de um plano de saúde nacional é a qualidade dos serviços e do atendimento, já que pode possibilitar um atendimento de alta qualidade e com tecnologia, dentro ou fora do estado.  

Diferenças entre as abrangências regional e nacional  

Para comparar o plano de saúde regional e o nacional, é necessário considerar alguns aspectos, como por exemplo:  

  • qualidade do atendimento;  
  • custo-benefício de cada plano;  
  • necessidade do contratante frente ao seu plano de saúde.  

Quanto ao requisito de qualidade no atendimento, ambas as opções irão oferecer esta característica, seja no quesito consultas e atendimentos ambulatoriais, exames, procedimentos ou especialidades.  

A diferença entre os dois é que em algumas localidades do país, como por exemplo os grandes centros, é possível encontrar especialidades de alta qualidade, que não são fáceis de ser encontradas em localidades menores.  

Quanto a questão do custo-benefício, é importante considerar não somente o valor do plano, mas também a cobertura dos serviços.  

No caso do plano de saúde regional, como a sua abrangência é menor, consequentemente terá um valor mais baixo, se comparado com o convênio de saúde nacional.  

Contudo, o custo do serviço de saúde nacional possui um preço maior devido à sua abrangência e pela gama de funcionalidades oferecidas.  

Assim, cabe ao contratante do plano de saúde analisar a sua necessidade, como por exemplo, precisão de fazer tratamentos em outro estado e constância nas viagens para escolher a opção mais viável.  

Além disso, é importante considerar as opções entre os planos individuais e familiar, que é outro aspecto que faz a diferença, principalmente no valor.  

Um pacote de saúde individual com abrangência nacional terá um custo maior do que um plano familiar com a mesma abrangência.  

Conclusão!

Dentre as duas opções de serviço de saúde, a opção que pode lhe oferecer maior tranquilidade e qualidade no atendimento é o plano de saúde nacional, já que a sua abrangência é muito mais ampla do que a regional.  

Por mais que o pacote de saúde nacional custe relativamente mais, ele pode ser a melhor alternativa quando falamos de comodidade e segurança nos serviços de saúde. Entretanto, é importante considerar todos os detalhes antes de fazer a sua escolha. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte

Endereço Av.Brasil, 09, São José, Macepá-AP

Atendimento

Tire suas dúvidas com nosso atendimento

Fale pelo WhatsApp

SAÚDE É UM PLANO - CNPJ: 00.000.000/0000-00