Plano de Saúde Tradicional X Rede de Atendimento | Qual é o Melhor?

Está em dúvida sobre qual opção escolher, entre um plano de saúde tradicional ou uma rede de atendimento? Então este artigo é para você! Hoje, faremos a comparação entre os serviços, demonstrando as vantagens e como cada um funciona. 

O que é um plano de saúde tradicional?  

Primeiramente, vamos falar sobre o plano de saúde tradicional, que é aquele que conhecemos popularmente, que oferece o acesso aos serviços de saúde por meio do contrato com as operadoras de planos de saúde.  

Além disso, o pacote de saúde tradicional possui aspectos que devem ser analisados antes da sua adesão, como por exemplo:  

  • abrangência territorial;  
  • tempo de carência;  
  • tipo de plano: mensalidade fixa ou coparticipação;  
  • tipo de acomodação: quarto ou enfermaria;  
  • serviços ambulatoriais e hospitalares.  

Todos estes quesitos influenciam no seu serviço de saúde e no atendimento a ser recebido pela empresa gerenciadora. 

Em muitos casos, o plano de saúde possui um atendimento um pouco mais limitado, já que a sua rede de atendimento e administração é própria, sendo um pouco menos abrangente.  

Além disso, alguns pacotes de saúde podem oferecer uma rede de atendimento credenciada, portanto é muito importante considerar esse detalhe, pois ele irá afetar diretamente na qualidade dos serviços.  

No caso do serviço com rede própria, todos os recursos são centralizados e administrados pelo próprio plano, que pode oferecer vantagens e desvantagens.  

Vantagens e desvantagens em utilizar um plano de saúde tradicional  

Ao aderir ao plano de saúde tradicional, você tem acesso direto aos serviços de saúde e bem-estar, gastando muito menos tempo do que nos hospitais e clínicas públicas. 

Além disso, um bom pacote de saúde conta com pro

fissionais e instituições de qualidade, tal como procedimentos e tecnologias de última geração a disposição de quem está contratando o plano. 

Outra vantagem do serviço tradicional são as possibilidades de encontrar recursos com inovação tecnológica.  

Nesse sentido, um pacote de saúde tradicional também pode oferecer uma qualidade assistencial muito maior do que uma rede de atendimento.  

Neste caso, como o plano conta com uma rede de atendimento própria, pode oferecer alta qualidade em seu atendimento, tal como oferecer outras diversas especialidades.  

Esse tipo de atendimento multidisciplinar é extremamente vantajoso pelo fato de concentrar profissionais, métodos e tecnologias próprios, que podem atuar com expertise em caso de doenças especificas e tratamentos preventivos.  

Também podemos citar como vantagem do plano de saúde tradicional os protocolos e métodos específicos, validados dentre da própria instituição.  

Neste caso, a rede conta com profissionais renomados e técnicas que possuem qualidade comprovada no mercado, sendo este o seu diferencial.  

Em muitas destas instituições, os métodos e profissionais são recomendados como modelos por autoridades da área da saúde, como por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Outra vantagem do pacote tradicional é a questão do custo-benefício. Geralmente, os valores deste plano são menores quando comparados com as redes de atendimento.  

Contudo, existem algumas desvantagens neste modelo de plano de saúde, que talvez sejam pontos cruciais no momento da escolha.  

A primeira desvantagem do pacote de saúde tradicional é a falta de flexibilidade dentro da prestação de serviços.  

Como a rede é própria, o cliente ou paciente só pode utilizar as unidades e profissionais que fazem parte do grupo do plano de saúde, o que torna as possibilidades mais restritas.  

Outra desvantagem em aderir ao plano de saúde tradicional é o fato de que a sua rede de profissionais é muito pequena, fazendo com que o paciente fique refém da disponibilidade do grupo.  

Ainda falando sobre a falta de praticidade, é possível que o cliente precise se deslocar muito mais nos momentos de utilizar o plano, pois depende da localidade dos hospitais e ambulatórios da rede.  

O que é uma rede de atendimento?  

plano de saúde rede de atendimento
Entenda o que é uma Rede de Atendimento

De modo geral, uma rede de atendimento credenciada é composta pelo conjunto de prestadores, seja, eles estabelecimentos ou ainda profissionais que realizam o atendimento dos serviços de saúde.  

Sendo assim, os planos de saúdes podem oferecer os serviços de saúde em uma rede de atendimento própria ou terceirizada.  

No caso da rede de atendimento própria, a operadora do plano de saúde é responsável pela prestação de todos os recursos de saúde.  

Já no caso da rede credenciada, os profissionais são conveniados da operadora do pacote de saúde, que faz a intermediação entre o cliente e o profissional.  

Por isso, é fundamental avaliar a rede de atendimento do seu plano de saúde, para ter acesso a um bom atendimento nos procedimentos e plano. 

Além disso, a rede de atendimento oferece maior segurança, confiança, conforto e praticidade para os seus clientes sempre que eles buscam os serviços de saúde.  

Outra característica da rede de atendimento é a composição de toda a estrutura, que conta com:  

  • especialistas e médicos exclusivos;  
  • atendimentos ambulatoriais e laboratoriais;  
  • hospitais, clínicas e consultórios.  

Sendo assim, a rede de atendimento pode estar distribuída dentro da região de abrangência do plano de saúde, ou ainda, dentro de todo o território nacional, trazendo maior qualidade e comodidade ao cliente.  

Vantagens de aderir a uma rede de atendimento  

Existem algumas vantagens de aderir a uma rede de atendimento, e podemos citar como as principais:  

  • maior abrangência do que um plano de saúde convencional;  
  • praticidade;  
  • conforto e comodidade no momento do atendimento;  
  • qualidade dos serviços prestados e no atendimento;  
  • facilidade no atendimento e no recebimento de exames, que podem ser entregues no mesmo dia ou disponibilizados na internet.  

Sendo assim, é importante dizer que uma rede de atendimento possibilita maior abrangência do que um plano de saúde tradicional, já que conta com uma gama maior de profissionais e especialidades.  

Dessa forma, a rede de atendimento conta com diversos profissionais e instituições que oferecem os serviços de saúde, atendendo o cliente com maior rapidez.  

Além disso, aderir a esta rede tem como vantagem maior prat

icidade, já que a conta com a presença de vários credenciados em diversas localidades.  

Assim, é possível contar com o atendimento em diversos lugares e localidades, não sendo necessário se dirigir a uma localidade específica, o que é muito vantajoso em casos e urgência e emergência.  

Outra vantagem da rede de atendimento é a comodidade no momento da busca do serviço, já que é possível escolher o local mais próximo de você no momento do atendimento.  

Além disso, a rede de atendimento conta com hospitais e clínicas que oferecem maior conforto e qualidade para os consumidores da rede.  

Ademais, podemos citar como vantagem a qualidade do serviço prestado, já que a rede de atendimento conta com distintos profissionais e localidades, possibilitando o acesso a muitas especialidades médicas.  

Outro detalhe que é um dos diferenciais da rede de atendimento é a qualidade na infraestrutura de saúde e profissionais que compõem a rede.  

Diferenças entre o plano de saúde tradicional e uma rede de atendimento  

De modo geral, o plano de saúde tradicional é aquele onde um determinado grupo de saúde possui a sua rede própria, sendo administrada total e completamente pelo grupo.  

No caso da rede de atendimento, a estrutura conta com diversos profissionais conveniados à operadora do pacote de saúde, que realiza esta mediação.  

Além disso, o convênio de saúde tradicional conta uma rede única, onde os seus profissionais, métodos e tecnologias são validadas dentro do próprio grupo, o que pode visto como uma vantagem.  

Já a rede de atendimento conta com diversas especialidades e tecnologias, já que conta com muitos profissionais, tal como uma abrangência muito maior do que o plano de saúde tradicional.  

Outro detalhe que faz toda a diferença entre os dois é a questão do custo-benefício. Como o serviço de saúde tradicional possui uma rede menor, tem a tendência de ter valores menores.  

Já a rede de atendimento por ter um maior aparato de profissionais, serviços e especialidades, pode ter grandes variações nos valores.  

Além disso, a rede de atendimento está ligada diretamente com a abrangência territorial do plano, e também pode contar com a coparticipação.  

No caso da abrangência territorial, a rede de atendimento pode contar com abrangência regional e nacional, que possuem valores distintos de acordo com a faixa etária e com o tipo de plano contratado, seja ele individual ou familiar.  

Em contrapartida, a rede de atendimento pode oferecer maior flexibilidade na prestação do serviço, fazendo com que o valor pago a mais valha muito a pena.  

Conclusão!

Escolher um plano de saúde não é algo tão complexo quanto se imagina, e considerar as diferenças entre o serviço de saúde tradicional e a rede de atendimento pode fazer toda a diferença no seu pacote.  

Entretanto, é fundamental considerar a sua necessidade e as suas expectativas em relação ao plano de saúde, como por exemplo, se você viaja muito, se busca atendimento especialidade, comodidade e qualidade.  

Sendo assim, avaliar estes quesitos podem fazer toda a diferença em sua escolha de plano de saúde.  

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