Saúde Mental: Entenda Mais Sobre Esse Assunto

A saúde mental é uma das pautas mais importantes da medicina, inclusive pelos atuais dias em que vivemos, sob o aspecto de uma pandemia, cuidar da nossa mente e corpo nunca foi tão necessário. Por isso, o Saúde é um Plano traz para você todas as informações relevantes sobre esse assunto que é tema nas escolas, rodas de amigos, conversas familiares e até em igrejas.

Nesse conteúdo você ficará por dentro de tudo o que está por trás da saúde mental, desde a importância de se discutir esse assunto, até os transtornos mentais que podem acometer os pacientes, em casos mais graves.

Confira mais detalhes:

O que é a saúde mental?

A saúde mental é uma expressão usada para medir a qualidade cognitiva ou emocional do nosso cérebro. Sendo capaz de identificar se há uma doença mental, no aspecto psicológico. Também chamada de sanidade mental, esse termo tem a capacidade de demonstrar qual é a relação do indivíduo entre o equilíbrio do corpo e a mente, e se há a resiliência psicológica.

Contudo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) deixa claro que não há uma definição assertiva sobre a saúde mental, pois os costumes, culturas e crenças de um povo pode classificar a temática de uma maneira diferenciada.

O que é resiliência psicológica?

A resiliência psicológica é a expressão usada para classificar como o indivíduo lida com os seus problemas, e como isso afeta a sua mente, considerando as situações que possam causar alguma pressão psicológica, como: choque; estresse; traumas; surto psicológico e outros.

Importância da saúde mental

A importância com a saúde mental vai além de ter ou não transtornos ou doença da mente. Esse assunto é figurinha carimbada entre os jovens, adolescente e adultos de todo o mundo, cada vez maias as pessoas estão preocupadas com a sua sanidade mental, e como isso afeta o seu dia a dia.

A saúde mental é uma soma de atitudes e consequências que trazem coisas negativas ou positivas para a sua vida, por exemplo: os traumas do passado podem significar um transtorno mental em você, e isso pode atingir alguma de suas característica ou de como você pode levar a vida e considerar as situações.

A OMS considera que cuidar da saúde mental é fundamental para ter um bem estar e qualidade de vida, resultando numa rotina mais eficiente e otimizada, contribuindo pela harmonia do ambiente em que se vive.

Transtornos mentais

Os transtornos mentais são doenças que afetam a mente de uma pessoa, causados principalmente por problemas psicológicos, traumas e distúrbios variados. Essa enfermidade é uma condição que acomete o humor, comportamento e raciocino do indivíduo que influência na sua vivência.

Os transtornos mentais também podem ser resultados de uma saúde mental mal cuidada, ou seja, pessoas com indícios de transtornos ou traumas que não foram resolvidos, predominantemente na infância, podem ser diagnosticada com esses distúrbios. Por isso, é importante sempre ter o acompanhamento médico e optar por tratamentos eficientes.

Confira mais detalhes sobre os principais transtornos mentais:

Transtornos mentaisCausas e Consequências
Transtorno de Ansiedadedistúrbio mental causado pelos sentimentos de preocupações, medos e inseguranças
Depressãoperda de interesse em realizar atividades do dia a dia e recluso social, provocado por distúrbio mental
Transtorno Bipolaralteração de humor, que vão desde diagnósticos de depressão e obsessões
Esquizofreniaafeta a capacidade do indivíduo de sentir e pensar
Autismotranstorno com escala grave que acomete a forma da pessoa se comunicar e interagir
Déficit de Atençãoenfermidade crônica que causa hiperatividade e impulsividade
Transtorno Obsessivo-compulsivopensamentos repetitivos que provocam compulsões
Demênciasintomas cognitivos que afeta a vida social de uma pessoa
Estresse Pós-traumáticodificuldade de esquecer uma cena de acidente, momento trágico ou acontecimento assustador

Transtornos mentais que podem acometer sua saúde mental

Saúde mental no Brasil (números)

Os anos vão se passando e parece que a sanidade mental dos brasileiros está piorando, de acordo com um levantamento feito pelo instituto Ipsos, a pedido do Fórum Econômico Mundial, mais da metade dos brasileiros dizem que o seu bem-estar piorou signicavelmente no último ano.

Veja os números:

Mesmo que essa porcentagem seja menor que em outros países, é importante ficar de olho nesse número, pois a qualidade de vida e estimativa de vida do brasileiro depende da boa vivência, causada pela saúde mental positiva.

Saúde mental no trabalho

Evitar esgotamento psicológico é o mais relevante quanto se trata de sanidade mental e ambiente de trabalho. As duras rotinas de entregas, cobranças e resultados fazem com que a nossa mente se sobrecarregue, e isso acaba afetando todo o nosso dia a dia, causando estresse que vão além do ambiente profissional, podendo atingir outros âmbitos, como relacionamento amoroso e familiar.

Por isso, se policie e não faça a mais daquilo que possa entregar, respeite o seu limite. Mantenha uma relação harmônica entre o trabalho, casa e lazer. Ter uma disciplina e combinar exercícios físicos com o seu dia a dia, fazem toda a diferença na relação corpo e mente.

Saúde mental na pandemia

saude mental na pandemia

Como a pandemia influenciou a nossa saúde mental?

Esse tema se tornou corriqueiro nos dias atuais, considerando o período em que estamos passando, em meio a uma pandemia global provocada pela Covid-19, que nos afastou de quem nós amamos, e nos deixou reclusos em casa, a saúde mental nunca foi tão importante.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nosso país atingiu o número expressivo de 1ª nação da América Latina que apresenta maior prevalência de depressão, atingindo principalmente os adolescente e jovens, podendo causar traumas e até o suicídio.

É nítido que essa pandemia deixou marcas irreversíveis na vida de muitas pessoas, porém há dicas e ações que podem minimizar esse efeitos, confira abaixo algumas recomendações.

Para manter a sua sanidade mental, você deve:

  • Descansar;
  • Praticar exercícios físicos
  • Alimentar-se bem;
  • Manter uma rotina social;
  • Evitar álcool e drogas;
  • Fortalecer os seus laços afetivos;
  • Cuidar da aparência e auto estima.

Atividade física e sanidade mental

Os exercícios físicos somados a uma boa alimentação e a momentos de lazer, podem influenciar na sua qualidade de vida e consequentemente promover a excelência da sua saúde mental. Estudos apontam que praticar caminhadas ou outros exercícios pode evitar riscos de depressão e mal de Alzheimer, por exemplo.

Uma vida sedentária pode trazer riscos a saúde física e mental, atingindo a função cognitiva do cérebro, influenciando no estresse diário e promovendo doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão e obesidade.

Por isso, é importante que você tenha uma rotina de atividades físicas, atrelando hábitos alimentares mais saudável, afim de promover o seu bem-estar e melhorar sua sanidade mental.

Planos de Saúde

Conheça os nossos parceiros e contrate os melhores e mais baratos planos de saúde.

Aqui no Saúde é um Plano você encontra:

Faça já a sua cotação online!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte

Endereço Av.Brasil, 09, São José, Macepá-AP

Atendimento

Tire suas dúvidas com nosso atendimento

Fale pelo WhatsApp

SAÚDE É UM PLANO - CNPJ: 00.000.000/0000-00