Saúde no Home Office: Como Otimizar a sua?

O período de pandemia foi desafiador para todos e, entre as preocupações que tivemos, o de manter a saúde no home office esteve sempre presente. Afinal, com a mudança nas rotinas e o medo constante da contaminação pelo vírus que está em circulação, diversas pessoas migraram os trabalhos para as casas, mas nem todas fizeram isso da maneira correta. 

O resultado é o aumento impressionante de situações de estresse, ansiedade e dores físicas, causados pelo despreparo para manter uma rotina exaustiva nas próprias residências. Mas, é perfeitamente possível trabalhar em home office de uma maneira saudável, garantindo bem estar físico e mental nesse período que estamos vivendo.

Veja mais sobre:

O home office impactou a vida das pessoas

Levar o trabalho para casa não foi algo fácil para muitas pessoas. Nem todo mundo conseguiu se habituar a proposta de atuar remotamente, devido à inúmeras situações que podem comprometer a produtividade. 

Não ter equipamento adequado, não ter um espaço ideal para trabalho, filhos em casa, dificuldade de se conectar, tudo isso interferiu na rotina de milhares de funcionários brasileiros. Mas, indo além de uma questão trabalhista, o home office causou um enorme impacto na saúde física e mental da população. 

Estudos indicam que praticamente a metade das pessoas que migraram para o regime de trabalho remoto apresentaram algum tipo de queixa a respeito de dores físicas e condições de enfraquecimento emocional.

Bem estar na pandemia

Reconhecendo a necessidade do trabalho em home office e o momento delicado, onde o distanciamento social continua sendo uma das principais indicações para reduzir os números de doentes, investir em bem estar na pandemia se tornou essencial. 

Multiplicaram-se as opções de entretenimento digital, as famílias aprenderam a se conectar via chamada de vídeo e, também, tivemos que investir em práticas de saúde física e emocional para poder manter a qualidade de vida em um momento tão crítico. 

Para tanto, alguns cuidados se tornaram recorrentes, como a meditação, rotinas online de exercícios físicos, aprender algum hobby. E, mesmo com a redução dos índices pandêmicos, esses hábitos se tornaram parte do nosso dia a dia, principalmente para garantir mais bem estar.  

Mesmo porque, essencialmente, o home office foi algo que, para muitas empresas, deu certo e as chances de ele se manter por mais algum tempo são enormes.

Principais desvantagens do home office 

Apesar de trazer benefícios incríveis, como não precisar enfrentar transportes lotados ou longos engarrafamentos, se torna muito simples ter a saúde no home office comprometida. 

A falta de rotina e os espaços de trabalho mal organizados tendem a gerar desconforto físico aos trabalhadores. E, além disso, a dificuldade em respeitar a linha imaginária que separa o momento de trabalho do momento de lazer, pode gerar um enorme impacto na saúde mental. 

Afinal, a casa, essencialmente, é o seu lugar de descanso e demora um tempo até o seu cérebro compreender, sozinho, quais os limites que, agora, a colocam como um ambiente corporativo. 

Por isso, é essencial que você saiba respeitá-los, criando uma determinação bem clara. Senão, começará a sofrer com enormes desvantagens, tais como: 

  • Perda da privacidade, com as conferências online que acabam por deixar amostra como é o seu espaço pessoal; 
  • Chance de acabar excedendo a carga de trabalho;
  • Dificuldade para respeitar o horário de trabalho e invadir os momentos de lazer; 
  • Tendência a se manter ainda mais isolado, algo que gera risco, principalmente, a pessoas naturalmente introspectivas ou que já tenham problemas de ansiedade e depressão. 

Para evitar situações como essas, vale a pena apostar em alguns hábitos que contribuem para melhorar a saúde no home office. Nós organizamos 7 sugestões de ações que você pode investir em seu cotidiano, de modo a garantir que o seu ambiente estará sadio e confortável, tanto para trabalhar, como para descansar.

7 Dicas para melhorar a saúde no home office

Dicas para a sua saúde no home office
Dicas para a sua saúde no home office

Veja como manter uma vida de saúde no home office, apostando em algumas mudanças tão simples, que você não terá nenhuma dificuldade em aderir.

1 – Tenha uma rotina 

É extremamente importante que você deixe claro, principalmente para você mesmo, que você está trabalhando. E, como tal, precisa seguir a mesma rotina que tem em seu local de trabalho. 

Lá, você não trabalha sentado no sofá, nem em cima da cama. Por isso, organize um espaço só para isso e invista em questões relacionadas à ergometria. Sabemos que essa é uma questão complicada, pois mesas e cadeiras de escritório não são baratas, mas pense que está fazendo isso para garantir o seu conforto, bem estar e saúde no home office.  

Além disso, faça as pausas da mesma forma como faz no trabalho. Chegou o horário de almoço? Despeça-se e deslogue. Volte apenas quando a pausa acabar. O mesmo vale para o seu horário de trabalho. Não é porque está em casa, que deve ir além da carga acordada. Isso gera problemas sérios de exaustão. 

2 – Lembre-se: sua casa não é o seu escritório 

Algo que deve estar em sua mente o tempo todo, é que a sua casa não é o seu escritório. Temporariamente, você está utilizando o seu espaço pessoal para poder trabalhar, por uma questão que está acima da sua interferência. Mas, é essencial que você faça isso respeitando os limites que já citamos ao longo do conteúdo.  

Além disso, também siga algumas orientações de especialistas, que dão ideias muito simples de serem executadas para tornar essa “invasão” mais leve e garantir a sua saúde no home office. Aliás, não apenas no home office, mas durante todo esse período de pandemia. 

3 – Aproveite os benefícios de estar em casa 

Se a sua empresa te colocou em home office, tente ver o lado bom das coisas. Você não precisará acordar mais cedo para se deslocar até o trabalho, poderá dormir um pouco mais tarde, terá a vantagem de poder descansar no sofá durante a pausa do almoço. 

Essa é uma tática antiga, mas que traz bons resultados: ver o “copo meio cheio”. E se em algum momento começar a notar que está praticamente impossível ver a parte boa das coisas, é hora de procurar ajuda profissional. Inclusive, há muitos serviços de terapia online, que surgiram durante o período da pandemia. Vale a pena recorrer a eles. 

4 – Pratique exercícios físicos 

Evitar as academias e os parques, onde há aglomeração de pessoas, é algo que ainda se mantém como orientação. Mas, isso não significa que você precisa abandonar a prática de exercícios físicos. Aproveite que muitos personal trainers estão criando rotinas de treinos online, para você realizar no conforto e na segurança da sua casa. 

Os exercícios físicos, além de te ajudar a manter o peso, contribuem para aumentar a sensação de bem estar e reduzir as dores físicas, causadas por má postura ou pela indolência do corpo.

5 – Alimente-se corretamente 

É tentador recorrer à um macarrão instantâneo ou a uma lasanha congelada quando estamos em home office. Mas, isso não é nada saudável, principalmente quando é feito com frequência. 

Faça refeições balanceadas, da mesma maneira que comeria se estivesse em seu trabalho presencial. Se achar mais fácil, prepare marmitinhas saudáveis a noite, para poder curtir um almoço tranquilo e gostoso. 

Outro detalhe muito importante é que você não se esqueça de beber água. Coloque pequenos lembretes em seu escritório improvisado ou invista em garrafinhas.

6 – Aproveite os entretenimentos digitais 

Os conteúdos digitais se multiplicaram. Lives, shows, o aumento do número de serviços de streaming por valores razoáveis, tudo isso permite que você tenha mais entretenimento sem precisar sair de casa. Foi uma alternativa encontrada para minimizar o peso de se manter em isolamento, podendo gerar mais engajamento e conexão entre as pessoas. 

E esse é um benefício que você pode aproveitar. Tanto nos streamings, quanto no YouTube, você consegue acompanhar diversas atividades online, que te ajudam a passar um tempo de mais qualidade. 

Outra alternativa para quem deseja eliminar o sentimento de prostração, é investir em cursos online. Há diversas plataformas educacionais disponibilizando cursos rápidos e interessantes, para quem quer usar o tempo em casa de maneira mais produtiva. E, também, que tal aumentar a cultura? Há tours pelas maiores galerias e museus do mundo. Tudo isso ao alcance de um clique!

7 – Seja gentil com você mesmo 

Algo que merece o nosso reforço e o seu “parabéns” diário, é para a sua própria dedicação. Esse não é um momento fácil e até mesmo as pessoas mais felizes e bem resolvidas sentiram o impacto que a pandemia causou em nossa saúde física e mental. 

Por isso, não se critique por ter dias mais preguiçosos ou se quiser aproveitar o descanso apenas maratonando uma série na TV. Você merece tudo isso! A vida, mais do que nunca, precisa ser celebrada. Não se cobre tanto e seja gentil consigo mesmo. Você está fazendo um ótimo trabalho!

Vale a pena investir em uma boa rotina de saúde no home office?

Sem sombra de dúvidas, manter a saúde no home office é algo que, não apenas vale a pena, como deve ser um norte para você. Esse é um período delicado, mas vai passar.

E quando tudo estiver normalizado, sua rotina voltará ao que era antes. Você vai poder rever os amigos, conviver com os familiares e abraçar as pessoas. Mas, por enquanto, é ideal que se mantenha seguro. Só não esqueça de cuidar de sua saúde mental!  

Conheça os nossos parceiros e contrate os melhores e mais baratos planos de saúde.

Aqui no Saúde é um Plano você encontra:

Faça já a sua cotação online!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte

Endereço Av.Brasil, 09, São José, Macepá-AP

Atendimento

Tire suas dúvidas com nosso atendimento

Fale pelo WhatsApp

SAÚDE É UM PLANO - CNPJ: 00.000.000/0000-00