Um dos males mais recorrentes nas pessoas de todo mundo, o bruxismo é um desnível dental de ordem funcional, responsável por fazer o paciente ranger os dentes ou apertá-los. Isso, tem semelhança a uma “mastigação” involuntária, que ocorre principalmente durante o sono.
Fique ligado a seguir e tire todas as suas dúvida sobre essa doença. Saiba mais sobre:
O que é o bruxismo?
Esse fenômeno é uma desordem nos dentes que provoca um aperto, fazendo a pessoa ranger os dentes de forma automática. Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer idade ou sexo. A ação de “esfregar” ou “apertar” um dente no outro ocorre predominantemente durante a noite de sono.
Esse hábito tem característica de ordem funcional e atinge cerca de 15% da população, tendo algumas variações. Confira a seguir mais detalhes sobre.
Bruxismo cêntrico: apenas apertar os dentes.
Bruxismo excêntrico: ranger dos dentes, provocado pelos movimentos da mandíbula.
Bruxismo Infantil: está relacionado a hábitos alimentares, qualidade de vida e distúrbios neurológicos – como o autismo.
Bruxismo diurno: conhecido também por briquismo, acontece quando a pessoa está acordada e faz movimentos que forçam a mandíbula voluntariamente.
Bruxismo noturno: ocorre durante o sono com ações involuntárias.
Complicações
Essa doença pode trazer diversas complicações futuras, se não for tratada atempo e corretamente. O Saúde é um Plano listou, as principais consequências do bruxismo, confira abaixo.
- Excessiva sensibilidade dental;
- Desgaste prematuro dos dentes;
- Inflamação de músculos;
- Hipertrofia;
- Insônia;
- Dores de cabeça;
- Dores de ouvido;
- Comprometimento das articulações da mandíbula.
Se por acaso, o paciente não cuidar a tempo ou não seguir o tratamento a risca, o bruxismo em níveis mais graves pode culminar nessas enfermidades citadas acima.
Bruxismo tem cura?
Sim, a doença pode ser controlado conforme o tratamento. É fundamental um diagnóstico antecipado para evitar possíveis complicações.
Principais sintomas
Se você estiver tendo algum dos sintomas que vamos descrever a seguir, tome cuidado! Possa ser bruxismo, procure um dentista imediatamente.
Veja os principais sintomas:
- Dor de ouvido frequente;
- Zumbido no ouvido;
- Dor ao nível da articulação temporomandibular;
- Dores na mandíbula;
- Dores de cabeça, testa ou nuca;
- Vômitos, tonturas ou enjoos.
Prevenção
Não há uma receita pronta para se evitar. Ainda mais quando essa doença for manifestado durante a noite de sono, pois como ocorre de forma involuntária isso é difícil de controlar. Por isso, há quaisquer sinais da enfermidade, procure um dentista com urgência.
Tratamentos

A placa de bruxismo é um dos métodos mais utilizados pelos profissionais de odontologia, tendo a função de limitar os movimentos da mandíbula, principalmente nos músculos da mastigação, que causam o desgaste dos dentes.
Confira outros tratamentos utilizados:
TRATAMENTO | FUNCIONALIDADE |
Placa (férula, goteira, placa interoclusal ou placa miorrelaxante) | protetor dental personalizado exclusivamente para cada paciente, com o intuito de limitar os movimentos dos músculos responsáveis pela mastigação |
Aparelho para bruxismo (aparelho NTI) | aplica-se na parte frontal superior ou inferior da arcada dentária, evitando que os dente se encostem e provoquem um desgaste |
Tratamentos para o bruxismo
Planos Odontológicos
Conheça os nossos parceiros e contrate os melhores e mais baratos planos odontológicos do Brasil
Aqui no Saúde é um Plano você também encontra:
- Planos de Saúde Individual;
- Planos de Saúde Familiar;
- Planos de Saúde por Adesão;
- Planos de Saúde Empresarial;
- Planos de Saúde MEI.